Este blog encontra-se inativo. Se quiser continuar lendo o que escrevo me acompanhe aqui:http://sheilaromejon.blogspot.com.br/

sábado, 28 de agosto de 2010

Os três desaforos para a humanidade

Estou lendo sobre a Teoria Geral das Neuroses, naquele mesmo livro do Freud que já citei em outros posts (A General Introduction to Psychoanalysis). Quero escrever alguns posts sobre esse assunto, mas antes quis colocar aqui só um trechinho muito interessante de um dos capítulos.

Segundo Freud a ciência já trouxe para a humanidade dois grandes desaforos ao seu amor próprio.

O primeiro quando descobriu que a Terra não era o centro do universo, mas um pedacinho de um sistema cuja magnitude era difícil de se conceber.

O segundo quando a Biologia roubou do homem seu privilégio particular de ter sido especialmente criado, e colocou-o como um mero descendente do mundo animal.

Mas o anseio por grandiosidade dos homens sofre agora do terceiro e mais amargo dos desaforos! A Psicologia vem provar a cada um de nós que não somos senhores nem mesmo de nossa própria mente, apenas nos satisfazemos com pedaços de informação sobre o que se passa em nosso inconsciente.

Este terceiro desaforo é tão grande, que mesmo dentro da Psicologia, várias vertentes não reconhecem a sua veracidade. E quanto ao público leigo em geral, poucas pessoas têm conhecimento e sabem da importância da descoberta do inconsciente.

Quando esta descoberta terá o mesmo alcance e reconhecimento das outras duas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário