Este blog encontra-se inativo. Se quiser continuar lendo o que escrevo me acompanhe aqui:http://sheilaromejon.blogspot.com.br/

domingo, 12 de abril de 2015

Todo mundo erra

Eu tento sempre tratar meus filhos com respeito e carinho, mas às vezes eu erro.

Ultimamente, com um bebê de dez meses que ainda acorda à noite, tenho ficado bem cansada física e emocionalmente. Dormir pouco me deixa irritada e tenho perdido a paciência com as crianças com mais facilidade.

Esta semana estávamos entrando no carro e meu filho jogou o material da escola em cima de umas sacolas de mercado com coisas frágeis. Eu explodi: "Poxa, você não está vendo as sacolas? Como você joga suas coisas assim em cima sem saber o que tem dentro?". E ele me respondeu: "Nossa! Eu não vi, precisava gritar?". Pedi desculpas e disse que não, não precisava gritar. Expliquei que estava nervosa com outras coisas e acabei descontando nele. E ele me disse: "Tá tudo bem, mãe".

Eu já pedi a eles várias vezes para não gritarem um com o outro. Disse que às vezes eu perco a paciência e acabo gritando mas que não quero fazer isso e caso aconteça eu gostaria que eles chamassem a minha atenção pois eu estou errada. E eles fazem. Eles me cobram para que minhas atitudes sejam condizentes com o que peço a eles. 

Uma coisa que eu tenho feito também é avisá-los quando percebo que estou começando a ficar irritada. Alguns períodos do dia são mais tumultuados aqui em casa, momentos em que estou sozinha com os três e tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nestas horas, quando eles começam a insistir muito para que eu pare o que estou fazendo para atender um pedido deles que pode esperar eu acabo perdendo a paciência, sendo grossa. Então comecei a dizer assim: "Olha, agora está difícil, não dá para eu parar o que estou fazendo. Eu estou ficando irritada e quando fico assim eu acabo te tratando de um jeito que eu não gosto. A gente pode deixar isso pra depois?". Geralmente eles entendem e até perguntam se podem fazer alguma coisa para me ajudar. Eu tenho minhas limitações e acho importantíssimo que eles saibam disso.

Eu percebo que a maioria das pessoas tem muita dificuldade para admitir seus erros e suas fragilidades, principalmente com as crianças. Acho que há uma cobrança muito grande para ser a mãe e o pai perfeitos, que nunca erram. Quando erram disfarçam o erro, fingem que não foi nada demais, como se reconhecer-se falível fosse abalar a "autoridade" dos pais junto aos filhos (não gosto da palavra autoridade pois me vem a ideia de hierarquia, algo que eu acho que não deveria existir dentro de uma família). Por outro lado, quando a criança "erra", quando seu comportamento foge do esperado pelos pais, isso logo é apontado por eles. Deve ser muito difícil sentir-se a errada e imperfeita convivendo com estes pais que não erram nunca.

Eu não sei qual a utilidade de manter no imaginário da criança esta figura idealizada de pai e mãe. Acredito que a criança tenha muito mais a aprender com pais reais, que erram, reconhecem o erro, se arrependem, pedem desculpa e aprendem com isso. Admitir que somos imperfeitos nos torna pessoas mais tolerantes. E as crianças aprendem também a ser tolerantes e compreensivas com os próprios erros e com os dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário