Este blog encontra-se inativo. Se quiser continuar lendo o que escrevo me acompanhe aqui:http://sheilaromejon.blogspot.com.br/

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Além da Psicanálise

Estava aqui refletindo sobre o blog. 

Eu comecei a escrevê-lo com um propósito: compartilhar o que eu vinha aprendendo sobre Psicanálise com breves resumos de textos dos grandes autores e reflexões minhas sobre as ideias deles.

Recentemente ele tomou um outro rumo, acabou virando uma miscelânea de coisas que passam pela minha cabeça, às vezes com algum embasamento teórico, nem sempre na Psicanálise.

Não sei se o nome do blog reflete o que ele se tornou, mas não pretendo mudar. A Psicanálise continua presente e continuo me sentindo iniciante no assunto. Entretanto os atendimentos que venho realizando têm me levado a beber de outras fontes, pois essa é a minha necessidade no momento. Tenho buscado o que tem me feito falta para ser uma profissional melhor.

Venho lendo mais sobre escuta, empatia, acolhimento, principalmente em obras de autores da abordagem Humanista da Psicologia, além de um pouco de Psicopedagogia e desenvolvimento infantil, pois comecei a atender criança também. E este foco das minhas leituras casou com necessidades pessoais minhas, com o meu papel de mãe de três filhos. Eu preciso aprender a ouvir mais meus filhos, a enxergar o lado deles, a acolher o que sentem e pensam, além de entender o contexto de cada um, as fases que estão vivendo, os conflitos que estão enfrentando e os recursos que possuem para lidar com isso tudo.

Sendo assim, sigo compartilhando as coisas que aprendo, as reflexões que faço e tudo o mais que fizer sentido na minha cabeça, independente da linha teórica. Sem crise.

Se o que eu escrevo te interessa e te agrada, seja bem vindo :)

Feliz 2016!

Nenhum comentário:

Postar um comentário